Virtude
- Edson Araujo

- 27 de out.
- 2 min de leitura
A carta na manga do ser humano

Nesta apresentação quero propor um espaço para trazer uma ideia que se aplicada adequadamente pode promover uma mudança importante e para melhor, em nossa sociedade.
Um mundo novo e melhor é possível através da prática das virtudes humanas; ao fim desta apresentação, pretendo deixar claro, como, quando aplicar a prática das virtudes humanas na construção desse nobre ideal. Longe de apresentar um mundo perfeito, quero tratar de um espaço aberto por nós mesmos, para que o ser humano expresse o melhor de si.
Faz séculos, desde a história conhecida que as pessoas sonham com um mundo mais justo, fraterno e seguro, mas seus esforços, se não inúteis, estão longe do resultado esperado; isso acontece porque sem as ferramentas adequadas é impossível que a construção de qualquer objeto tenha sucesso.
Estas ferramentas são alcançadas através de uma educação filosófica verdadeira que nos permitirá colocar cada um desses tijolos que chamamos de virtudes, em seu devido lugar.
Mas afinal, o que são virtudes?
Virtudes são qualidades muito poderosas que dão o tom do ser humano, levando à sua máxima expressão; são as virtudes que dão identidade ao ser humano e só têm validade se colocadas em prática, caso contrário serão apenas letras escritas em qualquer base; as virtudes são fundamentais para a elevação moral do homem em geral.
Sabendo agora o que são virtudes, deixo aqui alguns exemplos: honestidade, cortesia, generosidade, justiça, bondade…
Sendo as virtudes o elemento que traz o que há de melhor no homem e sendo ele mesmo o protagonista dessa construção, temos a certeza de que a prática das virtudes humanas, é só ela, pode promover uma sociedade com o maior nível de consciência.
Para se ter uma ideia do poder das virtudes, proponho um exercício de imaginação: Imaginemos um momento em que a sociedade atual decida selar um pacto entre si, onde decidisse devidamente, uma, apenas uma virtude.
A partir daquele momento, todos seriam apenas justos uns com os outros, ou fraternos, generosos ou quem sabe honestos…
Creio que um pacto formado com base em apenas uma virtude resolveria um sem número de problemas em nossa sociedade, e teríamos sem dúvida uma sociedade irreconhecível!!
Mas como aplicar as virtudes? Primeiro há que aprender sobre elas e saber que sua prática é inegociável.
Onde aplicar? Em todo o tempo, espaço e circunstância. Quando? Hoje, aqui, agora e daí por diante… Então, mãos à obra?
Lembro que somos os únicos seres capazes de portar as virtudes humanas é isso deixa claro, nossa responsabilidade e protagonismo na construção de um mundo novo e melhor.
Que Deus abençoe nossa jornada!!!
Leia também: A chegada do inverno
Nos ajude a continuarmos publicando artigos como este, participe da nossa vaquinha virtual.
Artigo publicado na Revista Conhecimento & Cidadania Vol. IV N.º 58 edição de Setembro de 2025 – ISSN 2764-3867





















Comentários