No resgate da cultura humana a referência é a luz



Nas entre linhas da história, muitos seres humanos trabalharam, trabalham e trabalharão pelo resgate da cultura humana.

Longe de querer fazer um apanhado histórico o foco do resto é reflexivo.

Tenho conversado com muitas pessoas que se sentem desvalorizadas no seu esforço para manter de pé, o que há de cultura humana na atualidade. Estes, se sentem desanimados pela forte oposição - Não poderia ser diferente - e pelo sacrifício imposto pelo alto valor do propósito, mas o que falta à estes guerreiros para que a temperança seja uma constante em suas trilhas?

Podemos pensar que um dos itens pode ser a própria motivação, ou seja, o que os move? Se o que os move for frágil, assim será sua constância, mas se estiver apoiado em valores universais, nada nem ninguém poderá atingir negativamente sua força.

Quando me refiro ao apoio dos ideais me refiro a referência, gabarito, modelo, em fim ao que é clássico, atemporal; assim trago a luz como relação.

Em Genesis 1:3 a bíblia nos mostra que Deus disse: Haja luz, repare que prefiro o criador nos trouxe luz e nada te a ver com a luz que nos permite enxergar, pois essa luz vem dos luminares criados posteriormente e das luzes artificiais, que nada tem a ver com a primeira luz.

Considere que há a luz que nos permite ver o plano físico e a luz que nos permite enxergar o plano das ideias, ideias estas que são a essência de tudo. Nesse caso é está luz que devemos considerar, pois elas aponta para o que permanece, independente do que aconteça externamente, e assim devemos ser, como esta luz que permite ver o que está para além dos olhos físicos e por ninguém é vista; fica aqui mais uma reflexão: Alguém já viu a luz? Sabe sua forma, cor, textura, enfim.…

O que podemos falar sobre a luz, se não que é algo misterioso que nos permite ver tudo, mas por ninguém é vista.

Desejo a estes luminares do resgate cultural e portanto da base da nossa existência toda a força, poder, independência e discrição desta força da natureza, fundamental, inexorável, imparável, intocável por quem quer que seja.

Assim seja tua personalidade, seja você um intelectual ou mesmo um cidadão simples como uma dona de casa (Refiro-me ao nível de atuação).

Como disse o criador, "Haja luz"!!!

Sejamos pois, luz para este momento tenebroso de nossa sociedade.

Continuaremos com a ideia exposta na próxima edição.

Que Deus abençoe nossa jornada!